segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O cabelo, colorimetria e as dificuldades de chegar ao loiro platinado ou ao ruivo natural

Na minha opinião as duas piores cores pra se chegar são o loiro platinado e o ruivo natural.
O loiro platinado por que se você quer fazer em casa vai perder muuuuuuuito cabelo e vai demorar pra você chegar nessa cor e provavelmente você não chegue e se arrependa por ter perdido uma boa parte do cabelo em ele ficar elástico ou corte químico. E fazer em salão não é do dia pra noite provável que a cabeleireira vai ir abrindo mechas ate você fica loirissíma, mas vai depender de cada profissional e se seu cabelo aguenta, tem varias que fazem de uma vez só.
O ruivo natural é uma tinta que não se tem pra vender você terá que saber sobre colorimetria para poder misturas as tintas e os seus reflexos para que chegue o mais próximo possível dessa cor tao linda que é.

resolvi fazer esse post por que eu consegui o platinado a um preço bem alto, mas hoje depois de muitos erros e um curso de cabeleireiro consegui e optei por deixar as pontas platinadas e fazer um fundo escuro, platinado é lindo de mais, te deixa confiante poderosa, mas não adianta estar se sentindo assim se seu cabelo esta uó. E o ruivo por que conheço muitas pessoas que queriam chegar nessa cor natural e não conseguiram e por que estou pensando em talvez tentar o ruivo no meu cabelo, não sei ainda talvez...

O cabelo-

nosso cabelo é composto por 80% de proteínas e 10-15 de agua, e 5-10 de lipídios ver,  pigmentos e minerais. As proteínas formam a queratina no nosso cabelo, o cabelo consistem principalmente em queratina, elas são proteínas que são responsável pela textura do cabelo.

Glândulas sebáceas elas ficam no couro cabeludo são responsáveis pelos óleos naturais do cabelo, quando produzem de mais o cabelo é oleoso de menos ele é seco.
O cabelo cresce 1,15 cm por mês depois de 3 a 7 anos ele para de crescer e cai assim nasce um novo cabelo no lugar daquele.
A cutícula do cabelo é a parte mais ''visivel'' do cabelo. Ela protege o cabelo.


O córtex é a segunda camada é nele que esta a melanina responsável pela cor do cabelo. A medula é a parte do centro do cabelo aonde contem a queratina.

Tipos de cabelos


- Cabelos normais - sem excesso de oleosidade glândulas sebáceas produzem o necessário, com volume adequado e com brilho, e são macio


-Cabelos oleosos-  glândulas sebáceas produzem mais que o normal, para manter uma boa aparência precisa-se de cuidados diários, lavando-os diariamente com produtos específicos pra esse tipo de cabelo.


- Cabelo secos - glândula sebácea não produz o suficiente. Pontas espetadas, geralmente são volumosos e difícil de pentear.

devem ser hidratados diversas vezes.



Danos


Existem 4 tipos de danos aos cabelos

-dano mecânico - devido ao pentear ou puxar
-dano por calor- chapinha, modeladores, secador.
-dano químico - pintar, descolorir, alizar ou fazer permanentes.
-danos devido aos raios - UV.

Todos os danos a cima danificam o cabelo e os deixam ásperos.


 Tipos de cabelo danificados


- Cabelos secos- com aspecto frágil, e fácil de controlar, o seu cuidado é enriquece-lo com substancias oleosas, e tratamentos intensivos. Tratamento regular para esse tipo de cabelo é muito importante.


- Cabelo pintado- A coloração passa pela estrutura de queratina, esse cabelo deve ser cuidado no dia a dia com xampu e condicionadores que contem proteínas para reestruturar o cabelo e ajudam a manter a coloração, esse cabelo precisa de tratamento regular.


-Cabelo com pontas espigadas - é geralmente um cabelo comprido geralmente quando o cabelo fica assim é um cabelo que exemplo - se ele cresce 1 cm por més e tem 30 cm ele te aproximada mente 2, 5 anos com isso há um desgaste externo e as pontas começam a quebrar e ficam com aspecto espigado. Esse cabelo precisa de xampu e condicionar que regeneram a estrutura do cabelo, e precisa de um tratamento intensivo principalmente para as pontas.


- Cabelo frágil e sem brilho -  O brilho do cabelo não é resultado do pigmento da cor e sim das camadas da superfície do cabelo que se chama cutículas essas ''escamas'' estiverem aberta o cabelo perde nutrientes e fica frágil. Esse cabelo precisa de um tratamento intensivo para selar a cutícula aberta.


- Cabelo fino- esse cabelo é mais fino que um cabelo comum, esse cabelo tem facilidade pra criar nos e pontas espigadas, ele é muito sensível e suave, um cabelo mais vulnerável a influencias externas, ele precisa de uma proteção especial e de um cuidado não oleoso para não pesar no cabelo.



..... continua ......





Nenhum comentário:

Postar um comentário